sábado, 23 de janeiro de 2010

Anarquismo

Oi gente demora mas eu sempre apareço não é, rsrsr.
Bom hoje eu vim mais vez inspirada pela revolução, e vim tambem para lhes mostrar algo que eu aprendi de novo tambem.
e é sobre o Anarquismo, como o titulo ja adianta, sei que muitos de vocês ao lerem ja devem ter tido a mesma imagem e conceepçãp distorcida de tudo que vem a seguir, e eu sei disso porque tabem, tinha.
Na verdade so fui ficar um pouco mais inteeressada em ler sobre essa "filosofia" após muitos debates entre eu( qe digamos sou fã do socialismo) e meu namorado( totalmente afavor do anarquismo) que cá entre nós caminha de certa forma junto a filosofia socialista.
Então hoje vim diferenciar o anarquismo baderna que todos temos em mente do verdadeiro
Espero que gostem.


Definição Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável. O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.

O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra "Que é a propriedade?" (1840). Fonte:http://www.suapesquisa.com
Espero que eu tenha esclarecido um pouco as coisas, caso haja um maior interesse de voces, sugiro que comecem lendo um pouco na http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo é muito interessante gente.
Por hoje é isso espero que tenham gostado....bjoss

2 comentários:

  1. Muito interessante mesmo, mas não sou muito a favor de anarquismo. Não me parece que todas as pessoas do mundo fossem realmente vover harmoniosamente e se ajudarem mutuamente se não houvesse algum tipo de autoridade. Infelizmente nem todas as pessoas são boas. =/

    Mas a filosofia é muito legal.

    Bjs, Fernando.

    ResponderExcluir
  2. tb achei interessante isso,a gente ouve falar sobre isso de outra forma mesmo,mais eu gostei desse contexto ai.

    ResponderExcluir