quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Halloween




Oi gente, demorei pra voltar mais voltei...rsrsr


Bom como outubro é muito mais conhecido pelo mes das bruxas do que pelo meu aniversario,apesar de no BRasil nem ter tanto esse costume, ams como acho muito interessante isso eu vim postar umas coisas que axei falando do halloween espero que gostem.....
Alguns costumes de Samhaim
- Uma das tradições mais comuns praticadas pelos povos antigos era a de colocar várias maçãs em um grande barril com água. Várias mulheres se reuniam em volta do barril, e a primeira que conseguisse pegar uma das maçãs seria a primeira a se casar no próximo ano.
- Na Escócia, colocavam-se pedras entre as cinzas da lareira, deixando-as “descansar” durante a noite. Se alguma pedra fosse descoberta durante a noite, representaria a morte iminente durante o próximo ano de um dos moradores da residência.
- O costume norte-americano de vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo “travessuras ou gostosuras” é de origem céltica. Nos tempos antigos, o costume não era relegado às crianças, mas sim aos adultos. Em tempos ancestrais, os vagantes iam cantando cânticos da época de casa em casa e eram presenteados com agrados pelos seus habitantes. O presente também era requerido pelos espíritos ancestrais nessa noite através de oferendas.
- Antigamente, todas as safras deveriam ser colhidas até o dia 31 de outubro e qualquer coisa que não fosse colhida era abandonada, pois acreditava-se que o Pooka, um duende noturno que mudava de forma e que tinha grande prazer em atormentar os seres humanos, passava a noite de Samhaim destruindo ou contaminando tudo o que fora deixado sem ser colhido. O disfarce favorito do pooka parece ter sido a forma de um feio cavalo preto.
- Na Escócia e no País de Gales, fogueiras individuais eram acesas. Eram chamadas de Samhnagan, na Escócia, e Coel Coeth, em Gales, e eram construídas com a antecipação de dias no terreno mais elevado próximo da casa. O hábito das fogueiras de Halloween sobreviveu também na Ilha de Man.

Prepare-se para o Samhaim
Samhaim (pronuncia-se “sôu-en” ou “sôu-ín”) significa “mês de novembro” em gaélico-irlandês. É celebrado no dia 1º de novembro. As celebrações deste festival duram três dias, começando na véspera (noite de 31 de outubro) e indo até o dia 2 de novembro. Era um tempo de propiciação, adivinhação e comunhão com os mortos, mas também uma festa desinibida onde se comia e se bebia, mostrando a face desafiadora e fértil da vida à própria face da escuridão. Leia mais aqui.
Também conhecido como Halloween, é um dos quatro grandes sabás e é tradicionalmente um acontecimento estranho e cheios de fantasmas, quando os espíritos de todos os tipos saem para caminhar, como se fossem soltos por uma noite do ano para se comunicarem com os mortais.


Halloween e as crianças
As crianças amam o Dia das Bruxas! E se você é um papai ou mamãe pagão, já deve ter conversado com seus filhos a respeito, ou mesmo feito algumas atividades. Veja então neste texto algumas ideias para animar a criançada (incluindo você, é claro!).
Fazer uma lanterna de abóbora e explicar às crianças qual o simbolismo, para que serve e acendê-la nos três dias de Samhaim.
Você pode usár recortes e desenhos na decoração, em brincadeiras e onde mais sua imaginação permitir.
Ler contos celtas, misticos ou apenas de fadas para seus filhos, antes de dormir.
Cozinhar com as crianças, ensinando-as a fazer pães, bolos e doces.
Os doces que vocês fizerem podem virar lembrancinhas para a noite de “brincadeiras ou travessuras”.
Ver fotos antigas e contar aos seus filhos quem era quem, falando fatos bacanas sobre os parentes que já se foram.
Se estiver no pique, organize uma festinha para as crianças com tudo o que tem direito, incluindo barril com maçãs, música, doces, fogueira, pedidos escritos em papel etc.
Faça fantasminhas divertidos de papel para colar pelas paredes da casa. Vale explicar a diferença de espíritos para fantasmas e reforçar que não tenham medo.
Em uma cartolina para cada criança, faça desenhos relacionados a Samhaim e deixe prontos para que eles possam pintar pela manhã.
Encha uma bixiga com doces e pendure em um lugar alto. Crie grande expectativa para estourar. Talvez você possa bolar alguma competição artística, como desafios de pintura, música etc.
Recorte pequenas abóboras feitas de cartolina laranja e esconda pela casa. Aquela criança que encontrar o maior número ganha algum prêmio (pode ser escolher a sobremesa do jantar).
Não as deixe esquecer do que se trata o Samhaim quando estiverem curtindo o Halloween. Isso também vale para você.

É isso e ai estão preparados para essa data?!?

Um comentário:

  1. aee,eu acho um máximo dia das bruxas,apesar que não se comemora mto aqui.
    gostei disso,Di!

    ResponderExcluir